OPEN CALL
// Do não-lugar ao lugar, 2016, 5’

Em tempos idos, na aldeia de Nogueira (Boticas, Trás-os-Montes), o campo de futebol tomou forma sob uma implantação bastante particular, no sopé de um monte. Assim, um suposto obstáculo geográfico e topográfico gerou a peculiar mise-en-scène deste lugar.
Todavia, o êxodo da população para os centros urbanos e a criação de infraestruturas adequadas para a prática de desporto, remeteram este local de jogo ao esquecimento, descaracterizando-o. Os agentes que intervêm agora neste espaço são as crianças que ainda habitam a aldeia, num acto performativo que dá (e devolve) sentido ao lugar.

Fotografia, Som, Edição, Correcção de Cor: Sofia F. Augusto

SOFIA F. AUGUSTO (PT)

Sofia F. Augusto (1985), artista visual e arquitecta. Vive e trabalha no Porto.
Estudou Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), obtendo o grau de Mestre e, em 2016 conclui o Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Fotografia e Cinema Documental (ESMAE).
No mesmo ano, colaborou com o grupo de investigação CCRE (Centro de Comunicação e Representação Espacial), integrado no Centro I&D da FAUP, onde desenvolveu projectos de investigação visual e teórica em torno do universo da Fotografia relacionada com Paisagem e Território. Em 2015, foi destacada no Concurso Jovens Criadores (CPAI) nas categorias de Fotografia e Vídeo e, em 2016, foi finalista da Bolsa EDP Manoel de Oliveira.
Participa em exposições colectivas com trabalhos de fotografia, instalações de som e imagem e peças de vídeo-arte.