OPEN CALL
// The Two-Headed Bull and Other Portuguese Fables, 2017, 8’14

The Two-Headed Bull é um jogo visual filmado na região de Lisboa e no interior de Portugal. Enquanto crianças deparamo-nos com fábulas e histórias que antropomorfizam animais, objectos inanimados e outras coisas para ilustrar e contar lições morais. No entanto, como adultos, continuamos inconscientemente a fabular o que está a nossa volta, talvez mais aparente no nosso uso da linguagem e de dizeres como “Teimoso que nem uma porta!”. Mas a língua dá forma ao modo como vemos o mundo, e algo tão inocente como a antropomorfização de um saco de plástico a esvoaçar ainda carrega e reforça valores morais preconcebidos.

LEALVEILEBY (ANTÓNIO LEAL, JESPER VEILEBY) (PT)

A dupla LealVeileby, composta por António Leal e Jesper Veileby, explora a natureza da arte e a forma como nós, enquanto cultura, construímos significado ao mesmo tempo que celebra o humor e o absurdo. Ambos têm um MFA da Malmö Art Academy na Suécia e vivem e trabalham entre Malmö e Lisboa. Leal estudou ainda na Maumaus em Lisboa.
Participam atualmente da XIX Bienal de Cerveira (Vila Nova de Cerveira, PT, 2017), e seu trabalho foi apresentado na Sjöbo Konsthall (Sjöbo, SE, 2017), Supermarket Art Fair (Stockholm, SE, 2016), Galleri CC (Malmö, SE, 2015-16) e Inter Arts Center (Malmö, SE, 2015).
A dupla apresentou individualmente no Porto (Espaço Campanhã, PT, 2013), Lund (Galleri Pictura, SE, 2012) e Karlstad (Konsthall K, SE, 2014). Receberam bolsas de Helge Ax:son Johnsons Foundation (Stockholm, SE, 2015 e 2017), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, PT, 2010-2011) e Kristinehamns Art Museum (Kristinehamn, SE 2016). Leal está ainda representado no Museu Coleção Berardo, Lisboa.