OPEN CALL
// How to eat a Queque, 2017, 3’19

‘Como comer’ é uma série de vídeos curtos que mostram as diferentes formas portuguesas de comer os doces tradicionais que se pode encontrar em pastelarias e cafeterias em Portugal, como éclairs, jesuíta, pastel de nata, bola de berlim, croissant , Napoleão, queque, bolo de arroz, entre outros. Um humor sutil, um lindo retrato das peculiaridades culturais e pessoais.

Uma ideia de José Simões
Vídeo e edição: by José Simões

JOSÉ SIMÕES (PT)

José Simões nasceu na beira, Moçambique, um ano e quarto dias depois da Revolução dos Cravos. É graduado em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Participou em residências artísticas em Benevento (Itália); Barcelona (Espanha) e Den Bosch (Holanda). Barrabés – Vídeo Documentário Experimental sobre Paisagem participou da 4ª competição Instantes de Paisagem 2010, no instituto CDAN – Centro de Arte y Naturaleza, Huesca, Barcelona – Espanha e no 5º festival Internacional de Cinema de Montanha Shh – Ushuaia, Tierra del Fuego, Patagonia, Argentina.
Seu projeto experimental de vídeo arte – PIM, PAM foi apresentado no Bronx (Nova Iorque), Buenos Aires (Argentina), Plovdiv (Bulgária), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Timisoara (Roménia). Recebeu o Prémio aquisição FUSO / Fundação EDP em 2015 com o vídeo “Como os Portugueses comem a Torrada em Pão de Forma”.
Dedica grande parte do seu tempo atualmente ao audiovisual, nas suas vertentes experimentais, documentais e vídeo arte, com maior interesse no retrato e na coleta de significados.