ANUAL DE VIDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA

Iniciado em 2009 o FUSO é o único festival de vídeo arte em Lisboa.

Apresenta peças de vídeo confrontando linguagens já históricas às mais contemporâneas, que cruzam o vídeo, a performance e o cinema, selecionadas e apresentadas por curadores nacionais e internacionais que desenham uma programação exclusiva para o FUSO.

São sete sessões de curadores convidados e duas sessões resultantes de um Open Call, aberto a artistas portugueses ou residentes em Portugal, da responsabilidade do diretor artístico do FUSO, Jean-François Chougnet. O Open Call tem como objetivo divulgar e distinguir uma nova produção da vídeo arte portuguesa, com a atribuição do Prémio Aquisição FUSO / Fundação EDP_MAAT para a escolha do Júri e o Prémio FUSO / RESTART para a escolha do Público.

Para além dos programas propostos pelos curadores, anualmente o FUSO homenageia um ou mais artistas históricos de importância fundamental na vídeo arte.

O FUSO acontece sempre no final do mês de Agosto, com sessões de projeção diárias nos jardins e claustros dos museus de Lisboa. Este ano o FUSO está inserido no Festas de Lisboa/EGEAC e no programa Lisboa, Capital Íbero-americana de Cultura 2017.

 

> ENGLISH